+55 19  3876 4363             info@convergas.com.br

     área de transferência

 PORTUGUÊS    ENGLISH

Ambev vai testar caminhão 100% a GNV

Modelo fabricado pela MAN Latin America vai rodar no Rio de Janeiro

 

A MAN Latin America entregou à Ambev o caminhão Constellation 24.280, movido 100% a gás natural veicular (GNV). Entre as vantagens do modelo, comparado à versão diesel, estão a redução de 20% na emissão de CO², diminuição em 5% do nível de ruído e estimativa de ganho na operação (R$/km) de aproximadamente 10%.

 

O modelo será testado por seis meses, a partir de maio, no Rio de Janeiro pela Coopercarga, que realiza operação logística para a Ambev. Dentro de um ano, a tecnologia deverá ser levada para outras cidades brasileiras. A operação conta também com a parceria da Gas Natural Fenosa, responsável pelo fornecimento do combustível.

 

O novo caminhão tem autonomia de aproximadamente 200 quilômetros e a mesma capacidade de carga útil da versão a diesel, podendo transportar até 10 pallets de 1.250 quilos, o equivalente a cerca de 9.400 garrafas. Os cilindros são produzidos em fibra de carbono com liner plástico e, juntos, ocupam uma área de 150m³ atrás da cabine.

 

'O gás natural é um combustível alternativo muito menos poluente e que já conta com uma rede madura e pulverizada de distribuição no país. Este projeto inovador tem o potencial de mudar a matriz de combustível de grande parte da frota de caminhões do Brasil, deixando-a mais limpa e melhor para o meio ambiente', diz Vinicius Barbosa, vice-presidente de Logística e Suprimentos da Ambev.

 

Fonte: Man Latin America, Ambev e Coopercarga

Edição: MPF Comunicação

NEWS